Como funciona a fossa?

A fossa é o primeiro tratamento já inventado para o tratamento do esgoto. Elas evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente para os rios, lagos ou até mesmo para a superfície do solo. Além do aspecto ecológico, elas contêm proliferação de doenças. Por isso, é de extrema importância realizar a manutenção e limpeza.

Trata-se de um tanque enterrado que recebe o esgoto (dejetos e águas servidas), as fossas retêm a parte sólida e começa um processo biológico de purificação da parte líquida, ou seja, a parte efluente.

Qual a Freqüência de limpeza?

O tempo de limpeza é determinado pelo tamanho da fossa e pela quantidade de dejeto que ela terá de comportar. Mas como regra geral é recomendada que elas sejam limpas em um período trienal, ou seja, de 3 em 3 anos para evitar problemas. Lembrando que tudo varia do tamanho da fossa, se o volume de água for muito grande é recomendável que seja no mínimo 1 vez por ano. O correto é acionar uma desentupidora para uma manutenção preventiva, assim evitando problemas futuro. Porém, as pessoas  deixam para chamar quando já há um entupimento e em nível grave.

Como saber se a fossa está cheia?

Para saber se a fossa está cheia é preciso fazer uma inspeção visual diretamente na fossa, é recomendável que essa inspeção é feita por profissionais. Mas como nem sempre é o morador mesmo pode abrir a tampa da fossa e ver se ela está chegando ao nível necessário para esgotamento. Um sinal específico se ela está no nível limite é quando a vazão de água em torneiras e vaso sanitário começa a ficar restringida. Ou seja, a água começa a ficar mais lenta ao descer pelo esgoto.

Outro sinal bem simples é quando começa a transbordar pela tampa, esse é um grande sinal que ela precisa ser esvaziada e limpa.

Como é feita a limpeza de fossa?

É de extrema importância deixar claro que a limpeza é realiza apenas por profissionais treinados para este fim.  A fossa só funciona bem se for higienizada da forma correta e sem defeito. Pois se limpar a fossa sem tomar os devidos cuidados, pode danificá-la e acabar prejudicando ela e impossibilitando o tratamento do esgoto.

Primeiro de tudo, as fossas começam a ser limpas pelo processo de abertura e liberar os gases que se acumulam. Depois de sair os gases, entramos com o método do caminhão de sucção, com o caminhão é executado o esvaziamento da fossa. Por fim, todo material que havia dentro da fossa é depositado em um local específico para isso.

Esse é uma observação importante, ao ser higienizada, o material não pode ser devolvido de qualquer forma para a fossa.

Empresa Licenciada

A Matrix Limpa Fossa tem todos os licenciamentos exigidos para a execução desse serviço. Nossos técnicos são constantemente treinados em cursos e palestrar, caminhões de sucção de última geração, regularizados. Além disso, temos o compromisso com o meio ambiente e com o bem estar do cliente!

Conte conosco, atuamos em toda São Paulo e Grande São Paulo, 24h por dia, 7 dias da semana, com atendimento emergencial.